terça-feira, 21 de maio de 2013

Novo Patriarca de Lisboa : D. Manuel Clemente


D. Manuel Clemente toma posse a 7 de Julho como patriarca de Lisboa.



D. Manuel Clemente, bispo do Porto desde 2007 e antigo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, foi eleito vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa em 2011, após ter presidido à Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

O 17. patriarca de Lisboa foi o vencedor do Prémio Pessoa 2009 e sucede ao cardeal patriarca José Policarpo. Após concluir o curso secundário, Manuel Clemente frequentou a Faculdade de Letras de Lisboa pela qual se formou em História.

Ordenado sacerdote a 29 de junho de 1979, ano em que se licenciou em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, Manuel Clemente doutorou-se em Teologia Histórica em 1992 e foi reitor do Seminário Maior dos Olivais.

O novo Patriarca de Lisboa foi nomeado pelo papa João Paulo II para bispo auxiliar de Lisboa a 11 de novembro de 2011, tendo tomado posse do cargo em março de 2000.

Em 2007, o papa Bento XVI nomeou-o bispo do Porto, sendo, atualmente, vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), presidida por José Policarpo, e membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais.

O Presidente da República, Cavaco Silva, atribuiu-lhe a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, tendo também sido distinguido em 2009 com o Prémio Pessoa.

Manuel Clemente foi ainda presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicação Social.

Sem comentários:

Enviar um comentário