segunda-feira, 17 de junho de 2013

PROPOSTA DO VERÃO JUVENIL

Durante estes últimos 6 anos a nossa Paróquia tem proposto durante o verão algumas semanas de actividades com crianças e jovens utilizando as suas instalações para este fim. Costumamos chamar-lhe a VERÃO JUVENIL. Este ano estas actividade irão decorrer nas duas semanas de 24 de Junho a 5 de Julho.

De segunda a sexta, das 8h00 às 18h00, haverá actividades e os que podem participar são crianças e jovens do 3º ao 8º ano de escolaridade. Todos os anos mudam as actividades, mas o dia começa sempre com uma oração e um momento em que nós padres ensinamos alguma coisa aos miúdos: uma vida de um santo, uma parábola do evangelho, etc. Depois há varios jogos, teatros, danças, músicas, peddy papers, actividades manuais e um momento para almoço todos juntos.

No ano passado decidímos que cada dia teria um tema. Um dia foi dedicado a jogos com água. N’outro dia os miúdos divididos em grupos tinham que fazer provas pela cidade, uma das provas mais divertidas foi ir à casa duma nossa catequista e responder as dificílimas pergunas que ela fazia! Num outro dia cada equipa tinha que representar duas histórias: uma divertida, outra de terror. Mas a prova mais dificil e desafiante foi fazer um teatro onde a história não estava decidida, mas tinham que entrar 5 musicas escolhidas.

Os dias que os miúdos mais gostam são claramentes os das saídas. Nesses dias podemos ir  à Piscina da Cimpor ou à praia ou ainda fazer um passeio. São dias mais descontraidos e de lazer.

Eu e o Pe. Paolo costumamos estar sempre presentes, mas chamamos alguns jovens e adultos para nos ajudar, são os nossos monitores que nos ajudam em tudo. Sobretudo a tomar conta dos mais pequenos que precisam de mais atenções.

No início a ideia do Verão Juvenil surgiu para ajudar os pais que não sabiam onde deixar os filhos, depois da escola acabar. Mas nestes anos vimos como esta proposta simples tem sido útil por várias razões. O facto de passarmos uma ou mais semanas juntos fazendo coisas bonitas reforça a amizade entre todos os que participam, grandes e pequenos.

Realmente não há muitas oportunidades durante o ano para juntar idades tão diferentes. Além disso esta proposta ajuda a ver a Paróquia como uma família onde se partilha tudo: o almoço, a oração, as saídas, as brincadeiras, o tempo livre...

Muitos tem vindo a conhecer a nossa Paróquia através do Verão Juvenil. Este é aberto a toda a comunidade e portanto é natural trazer os amigos que depois podem continuar durante o ano na catequese.

Por fim, esta proposta é boa também para os monitores que ajudando acabam por sentir-se úteis e aprendem a ser responsáveis. São eles que preparam os jogos, servem o almoço, tomam conta dos miudos por idades, ajudam nas saídas. Resumindo, fazem tudo o que é preciso. É claro que precisam ser corrigidos e ajudados, mas isso faz parte do nosso trabalho.

Este ano decidimos convidar os jovens do 9º ano a participar nas saídas. Tem aqui uma forma de estarem connosco quando não há exames.

  Pe. Raffele Cossa

Sem comentários:

Enviar um comentário